A convite da Frente Parlamentar antirracista, o Obsevatório da Branquitude esteve hoje (1), na Câmara dos Deputados, em Brasília, DF, para participar do lançamento do “Caderno PNE Antirracista”. O documento sistematiza mais de 400 propostas da sociedade civil, com foco em equidade, ao Plano Nacional de Educação (PNE) – projeto de lei atualmente em tramitação e responsável pela definição de diretrizes para educação pública da próxima década.
O Observatório da Branquitude foi a entidade encarregada de organizar as informações coletadas pela Frente Paralamentar Antirracista a partir de uma consulta pública entre maio e junho deste ano.
No documento você fica sabendo como as sugestões se distribuem por estados; os tipos de organização que contribuíram; e conhece os conteúdos das proposições agrupados em dimensões temáticas como “ações afirmativas”, “intolerência religiosa e correlatos”, “financiamento”, formação docente antirracista”, entre outras.
O caderno tem como objetivo principal se tornar um instrumento para orientar os legisladores rumo a um PNE que seja efetivamente antirracista, nomeando prioridades (e grupos prioritários), especificando metas e definindo como estas serão atingidas e monitoradas.
Baixe o “Caderno PNE Antirracista” em:
Pensando as relações racias no mundo do trabalho: um olha a partir da branquitude.
Josiane Barbosa Gouvêa