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O privilégio da Brancura na escola pública: Uma etnografia no colégio estadual edvaldo brandão correia em cachoeira BA

Autor(a)

Camila Moreira de Jesus

Resumo

Neste trabalho apresento um estudo etnográfico resultado de nove meses de observação na turma de 3o ano do Ensino Médio, formação em Magistério, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, na cidade de Cachoeira, Bahia. O objetivo desta pesquisa foi identificar as características do privilégio da brancura, entre adolescentes, em um ambiente escolar da rede pública de ensino no Recôncavo da Bahia, situando a discussão de branquidade em um local onde a maioria das pessoas são negras e pobres, o que nos permitiu descobrir quais são as estratégias utilizadas para que a vantagem estrutural branca se mantenha atravessando questões culturais, sociais e econômicas em um cenário onde, aparentemente, há um fortalecimento da negritude. Para isso, foram utilizados autores das correntes de ideologia de branqueamento, branquitude e branquidade, estabelecendo as diferenças conceituais entre os dois últimos termos. Também foram bastante utilizados pesquisadores do campo da educação, para compreender as implicações das questões referentes as relações raciais no campo educacional. As informações da pesquisa foram colhidas através da observação participante, aplicações de questionários e realização de entrevistas com os estudantes. Aqui, pretende-se compreender quais são os mecanismos responsáveis pela manutenção do privilégio da brancura, em um cenário escolar da rede pública de ensino, formado por uma maioria negra, além de refletir estratégias para o combate de práticas discriminatórias que mantém o negro em situação de inferiorização neste cenário.