Nossa equipe está crescendo e temos uma oportunidade exclusiva para pessoas negras. Buscamos por um Consultor(a) de Advocacy para atuar diretamente em Brasília. Respondendo diretamente à diretoria executiva, a pessoa contratada assumirá inicialmente atividades relacionadas a ações de incidência e advocacy com foco no Plano Nacional da Educação e Educação Básica, havendo a possibilidade de ampliação de atuação para outros projetos do OdB.
A pessoa consultora terá como atribuições centrais:
- Monitoramento e análise do cenário político nacional e internacional:
acompanhar a evolução do debate público sobre as temáticas de interesse da organização, identificando oportunidades e desafios para a atuação em advocacy.
- Desenvolvimento de estratégias de advocacy nacional:
elaborar e implementar planos de ação para influenciar a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas em educação e outras áreas.
- Construção de relacionamentos:
estabelecer e fortalecer parcerias com tomadores de decisão, outras organizações da sociedade civil e atores relevantes para a organização.
- Mobilização:
auxiliar na concepção de materiais de comunicação e campanhas de conscientização pública.
- Monitoramento e avaliação:
avaliação de impacto das ações de advocacy, realizando avaliações sistemáticas e propondo ajustes nas estratégias.
Requisitos e Competências
- Necessários
- Conhecimento profundo dos processos legislativos: domínio dos trâmites legislativos, desde a proposição de um projeto até sua sanção, incluindo as etapas de discussão, votação e sanção, permitindo identificar oportunidades e riscos em cada fase.
- Fluência em redação legislativa: capacidade de elaborar e interpretar documentos legislativos complexos, como projetos de lei, emendas, pareceres e proposições legislativas em geral, utilizando a linguagem técnica e os formatos específicos do Congresso Nacional.
- Excelente comunicação com legisladores e técnicos: capacidade de estabelecer e manter relações com parlamentares, assessores legislativos e técnicos, utilizando a comunicação verbal e escrita para influenciar decisões e construir consensos.
- Habilidade em elaborar documentos impactantes: capacidade de produzir documentos técnicos de alta qualidade, como pareceres, notas técnicas e estudos de impacto, que influenciem os tomadores de decisão.
- Interesse em gestão de projetos internacionais: acompanhar a execução de projetos de advocacy internacional, garantindo o cumprimento dos objetivos e prazos.
- Adaptabilidade: flexibilidade para lidar com diferentes cenários e desafios, e capacidade de aprender e se desenvolver continuamente.
- Desejáveis
- Conhecimento de estratégias para advocacy internacional (formulação, implementação e avaliação de políticas em âmbito internacional, incluindo a participação em fóruns multilaterais e a participação em coalizões globais.)
- Conhecimento das redes de articulação da sociedade civil e do movimento negro no Brasil e no exterior
Formação e experiência
- Superior completo em Direito, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Relações Internacionais ou áreas afins.
- Experiência em organizações da sociedade civil, movimentos sociais e campanhas de mobilização será considerada;
- Cursos e formações sobre advocacy será um diferencial;
- Inglês oral e escrito intermediário ou avançado será um diferencial.
Condições de trabalho
Remuneração de R$ 9.000,00, PJ;
Dedicação de 40 horas/semanais;
Disponibilidade para encontros presenciais em Brasília, por essa razão o/a candidato/a necessita residir na região metropolitana de Brasília.
Possibilidade de viagens para Rio de Janeiro e São Paulo.
Duração do contrato de trabalho: outubro de 2024 a outubro de 2025 (com possibilidade de renovação)
Envio de CVs e mais informações
Pessoas que preenchem os requisitos listados devem enviar e-mail para adm@observatoriobranquitude.com.br com o assunto “Vaga consultor(a) em advocacy” até o dia 30/09/2024. No email devem inserir os seguintes itens:
- Currículo contendo links para o LinkedIn
- Carta de apresentação, com no máximo uma página e meia, constando: trajetória e interesses profissionais, relação pessoal com os requisitos exigidos e destaques do currículo. A carta deve estar em formato A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5, texto justificado;
- Duas referências profissionais com email e telefone.
As pessoas selecionadas serão convidadas para as duas etapas subsequentes: (1) simulação de um projeto de advocacy e (2) conversa com a direção executiva.
Sobre o Observatório da Branquitude
Somos uma iniciativa da sociedade civil fundada em 2022 e dedicada a produzir conhecimento e incidência estratégica com foco na branquitude, em suas estruturas de poder materiais e simbólicas, alicerces em que as desigualdades raciais se apoiam.
Com uma equipe integralmente negra e multidisciplinar, o Observatório da Branquitude é a primeira organização da sociedade civil brasileira focada na análise da identidade racial branca e suas dimensões de poder.