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Branquitude em questão: uma análise sobre o curriculo do curso de história e geografia da universidade de porto alegre (1944-1947).

Autor(a)

Matheus Schuster Loch

Resumo

O Objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar a branquitude e a perspectiva de colonialidade do saber presentes no currículo do curso de História e Geografia da Universidade de Porto Alegre nos anos de 1944 até 1947. Para fazer a análise buscou-se compreender o conceito de branquitude, que se constitui em tema emergente dentro das relações étnico–raciais no Brasil, como também a perspectiva de colonialidade do saber, com o objetivo de se evidenciar a ausência e silenciamento da História de África, dos Afrobrasileiros e dos povos Indígenas no Brasil assim como a valorização que se dava para os estudos em relação aos países europeus e às pessoas brancas, constituindo-se em currículos eurocêntricos. Para se fazer esta analise foram utilizadas os Boletins de Exame de História Moderna e História do Brasil, contendo os conteúdos que foram trabalhados nas disciplinas e aplicados nas provas. Este trabalho tem por objetivo ser uma contribuição em relação às leis 10.639/03 e 11.645/08, dentro de uma perspectiva antirracista.